quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rainha Canadense

Sim, o título pode parecer meio estranho, mas o Canadá tem sim uma rainha. O regime político canadense é um pouco diferente do nosso aqui no Brasil, na verdade eles são ao mesmo tempo uma federação, uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar.


O chefe de estado do país é a Rainha Elisabeth II da Grã-Bretanha que é representada pelo governador-geral, que é geralmente um político aposentado ou outro canadense proeminente, escolhido pela rainha, através de um conselho do primeiro-ministro. A atual governadora-geral é Michaëlle Jean, nascida em Porto Príncipe no Haiti. Mesmo sendo o chefe de estado, nem a rainha em a governadora-geral possuem quaisquer poderes políticos no Canadá, embora muitas cerimônias, atos e debates das leis propostas e discutidas pelo Senado e pela Câmara dos Comuns precisem da aprovação simbólica do governador-geral.

O primeiro-ministro do Canadá não é escolhido diretamente pela população, mas sim, é o líder do partido político que obtém mais votos e posições na Câmara dos Comuns. O primeiro-ministro, por sua vez, escolhe os membros do Gabinete, que são membros do partido político do primeiro-ministro, em ambas as câmaras legislativas. O poder executivo no país é exercido pelo primeiro-ministro e pelo gabinete. O atual primeiro-ministro canadense é Stephen Harper, nacido em Toronto no Canadá.

Voltando à Rainha Elisabeth II, ela está atualmente visitando o Canadá por ocasião do 100º aniversário da marinha canadense e também do Dia Nacional do Canadá, comemorado no dia 1º de julho. Este é a 22ª vez que a rainha cruza o atlântico em direção as terras geladas.

Abraços,

EA

Nenhum comentário:

Postar um comentário